Nessa sexta-feira (29/9), o auditório do subsolo do Fórum Ruy Barbosa, na Barra Funda, em São Paulo, recebeu ministros(as), procuradores(as), membros da 2ª Região, advogado(as) e convidados(as) no debate “O STF e o Direito do Trabalho”.
Entre os participantes, estavam a ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia; o ministro Cláudio Mascarenhas Brandão, do Tribunal Superior do Trabalho; os desembargadores do Regional Homero Batista Mateus da Silva e Pedro Carlos Sampaio Garcia, aposentado; o procurador José Antonio Vieira de Freitas Filho, do Ministério Público do Trabalho da 1ª Região; os advogados Estevão Mallet e Gustavo Granadeiro; e as advogadas Rita Cortez e Olívia de Quintana Figueiredo Pasqualeto (confira a programação e todos os debatedores).
Em sua apresentação, a ministra Cármen Lúcia lembrou o papel histórico da justiça especializada no país. Para ela, a Justiça do Trabalho no Brasil “desempenhou sempre um papel muitíssimo importante, não apenas para proteção do trabalhador e do valor-trabalho, mas especialmente, para que nós tivéssemos a consolidação dos direitos sociais”.
Já a presidente da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas, Bernardete Laú Kurtz, destacou as mudanças pelas quais o direito do trabalho vem passando e ponderou que “a Justiça do Trabalho é a única justiça neste país que tem condições de dirimir as desigualdades sociais, através de seus julgamentos humanos, que olham para o homem como trabalhador”.
Diversas falas também abordaram reflexos de decisões da suprema corte com relação aos entes envolvidos na relação do trabalho e os representantes do sistema de Justiça, o que contribuiu para um debate amplo e plural.
Saiba mais
Realizado de forma híbrida, “O STF e o Direito do Trabalho” foi acompanhado por quase 400 pessoas, no Fórum Ruy Barbosa, e também ao vivo pelo canal Cultural da Ordem dos Advogados do Brasil no YouTube.
O evento teve apoio da Escola Judicial da 2ª Região e foi organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional São Paulo, Associação dos Advogados de São Paulo, Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas Bernardete e Academia Paulista de Direito do Trabalho.
Fonte: Tribunal Regional do Trabalho 2ª Região São Paulo, 02.10.2023
Os artigos reproduzidos neste clipping de notícias são, tanto no conteúdo quanto na forma, de inteira responsabilidade de seus autores. Não traduzem, por isso mesmo, a opinião legal de Granadeiro Guimarães Advogados.